terça-feira, 9 de abril de 2019

Sugestões de cafés da manhã veganos

A seguir, algumas sugestões para o café da manhã para os adeptos de uma alimentação livre de origem animal. Muitas pessoas se perguntam o que consumir no café da manhã depois de aderir ao veganismo, então vamos dar um empurrãozinho com algumas dicas:

Granola Caseira

Pote de madeira com granola caseira.

Ingredientes:
2 ½ xícaras (chá) de aveia prensada
1 xícara (chá) de castanha de caju e do pará
1 xícara (chá) de farelo de trigo
2 xícaras (chá) de sementes (gergelim, chia, linhaça)
1 xícara (chá) de gérmen de trigo
1 colher (café) de canela em pó
1 xícara (chá) de mel (glicose de milho)
½ xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de uva passa
½ xícara (chá) de lascas coco seco (se encontrar)
2 xícaras (chá) de flocos de milho
açúcar mascavo e cacau em pó podem ser adicionais, assim como outras frutas secas.
Modo de Preparo:
Misture tudo numa bacia grande, com exceção da uva passa e das castanhas. Depois, disponha numa assadeira (eu precisei dividir em duas) e coloque para assar em temperatura média até que a aveia fique dourada.
Acrescente a uva passa e as castanhas.
Espere esfriar e reserve num pote fechado para que não murche. Afinal, a queremos bem crocante.

Mingau de Aveia e Banana

Pote de vidro com mingau de aveia e banana.
Ingredientes
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
1 xícara (de chá) de água
2 bananas nanicas amassadas
1 banana nanica cortada em rodelas
2 colheres (de chá) de açúcar demerara ou cristal (opcional)
2 colheres (de sopa) de leite de coco de vidrinho (opcional)
Canela a gosto
Modo de preparo
Amasse bem as bananas e coloque em uma panela em fogo médio, juntamente com a aveia, a água e o açúcar. Misture tudo e deixe cozinhando por cerca de 5 minutos, ou até o mingau engrossar. Adicione o leite de coco e misture. Coloque em um prato, polvilhe canela e decore com as rodelas de banana. Está pronto!

Overnight oats

Quatro potes de vidro de overnight oat cobertos com frutas, nozes e amêndoas.
Ingredientes
2 colheres (de chá) de chia
3 colheres (de sopa) de leite de coco
3 colheres (de sopa) de aveia
3 colheres (de sopa) de leite de coco
1 xícara (de chá) de frutas frescas picadas (blueberry, morango e kiwi; banana, manga e coco, etc)
Granola ou castanhas picadas (opcional)
Overnight oats significa aveia adormecida, por isso é recomendado que você prepare durante a noite para comer de manhã. As frutas podem ser combinadas conforme sua preferência. O leite de coco pode ser substituído por outro de sua preferência como o de amêndoas, amendoim, castanhas, etc… 

WRAP DE GRÃO-DE-BICO


Dois wraps de grão de bico, recheado com vegetais e saladas, em um prato branco.

Ingredientes
1/2 xícara farinha de grão-de-bico
1/2 xícara água
1/2 colher chá açafrão-da-terra opcional
1/3 colher chá sal opcional
1/2 colher sopa salsinha picada opcional
Instruções
Bata os ingredientes no liquidificador, com exceção da salsinha, por cerca de 1 minuto, e adicione em seguida. Unte uma frigideira em fogo baixo e transfira metade da mistura, deixe dourar cada lado. Os recheios podem ser de tofu, pastinhas de cenoura, alho poró, enfim, usar a imaginação ou consumir apenas ele sem recheio.

Smoothie de Morango com Banana

dois copos com smothies de morango.
1/2 xícara (de chá) de leite de vegetal
1 xícara (de chá) de rodelas de bananas congeladas
1 xícara (de chá) de morangos congelados
1 colher (de chá) de chia
Adoce a gosto

Panquecas Americanas

prato com panquecas americanas cobertas de melado e bananas fatiadas.
Ingredientes:
1 xícara (chá) água, suco ou leite vegetal
1 xícara (chá) farinha de trigo integral ou branca
2 colheres (sopa) melado de cana ou açúcar
1 colher (chá) rasa óleo vegetal
1 pitada sal
Raspas de 1 limão ou 1 laranja
1 e 1/2 colher (chá) fermento químico em pó
OPCIONAL: gotas de essência de baunilha
Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos, colocando no meio o óleo, o melado e adicionando o leite vegetal aos poucos.
Passe um pouco de óleo em uma frigideira antiaderente/chapa e limpe com um papel absorvente, espalhando. Guarde o papel.
Coloque em fogo brando. Quando estiver quente, adicione uma concha de massa no centro da frigideira (deixe assentar sozinho, não espalhe) e abafe com a tampa. Em mais ou menos um minuto, dê uma olhada. Se a superfície ainda estiver úmida, mas já com buraquinhos, vire a panqueca com a espátula, abafe novamente e deixe até dourar.
Tire a panqueca, passe o papel com óleo e repita até acabar a massa.
Sugestões de acompanhamento/cobertura: geleia de morango, abacaxi, uva, melado de cana.

Mexido de Tofu

Tábua de madeira com diversos pedaços de tofu.
150 gramas de tofu
Cebolinha, orégano, pimenta do reino, cúrcuma em pó e sal
Amasse o tofu e misture os temperos. Caso deseje, pode ser levado ao fogo para amornar. Podendo ser consumido com torradas, recheio de panquecas ou de lanche no pão.

RECEITA DE PASTINHA DE CENOURA

Purê de cenoura em uma tigela preta com diversas tirinhas de cenoura.
1 Cenoura ralada ou picada
1 Dente de alho
1 Suco de limão
3 colheres de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 copo de água
Bata tudo no liquidificador até emulsionar e pronto.
  • Você ainda pode substituir a cenoura por beterraba, brócolis, couve-flor, azeitona, milho, etc. E pode comer com pães, rechear uma tapioca, usar como acompanhamento de uma salada ou um prato principal. Além de ter muitas variações, essa é uma que pastinha combina com qualquer refeição, do café da manhã ao jantar.

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.