sábado, 16 de novembro de 2013

Massa de panqueca com farinha de feijão branco

Ingredientes

 

Massa de panqueca com farinha de feijão

1 xícara de chá de água morna
1 colher de chá de azeite de oliva
3 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de farinha de feijão branco
2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
1 ovo inteiro
Sal a gosto 

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Esquente uma frigideira anti-aderente e vá colocando aos poucos a massa para fazer as panquecas.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Esquente uma frigideira anti-aderente e vá colocando aos poucos a massa para fazer as panquecas.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Benefícios da Vitamina A


Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Este existe em duas formas principais: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).
Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível. A maior parte das funções dessa vitamina, todavia, é realizada por seus receptores, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque a vitamina A deve ser consumida em quantidades normais.
Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante(combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vitamina tropical com farinha de feijão branco


Ingredientes

Vitamina com feijão branco, banana e mamão - Imagem Ilustrativa
1 copo de água de coco
1 fatia de mamão papaia
½ banana nanica
1 colher (chá) de farinha de feijão

Modo de fazer

Basta bate tudo no liquidificador e servir no café da manhã ou nos lanches intermediários. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Água, um nutriente vital


Você não é apenas o que você come, você também é o que você bebe, por isso a água é tão importante para a saúde. A água é a base de toda a vida na Terra e isto inclui você. Os músculos que movem o corpo contem 75% de água; o sangue que transporta nutrientes é 82% de água; os pulmões que fornecem o oxigênio são 90% de água; o cérebro que é o centro de controle do corpo é 78% de água; até mesmo os ossos contem 25% de água. A saúde depende totalmente da qualidade e da quantidade de água que bebemos.
A água é um nutriente essencial para o corpo humano. O corpo não pode armazenar água e por isso devemos repô-la todos os dias, para que possamos realizar todos os processos metabólicos necessários à vida, e também para compensar as perdas através dos pulmões, pele, urina e fezes. Bebês e idosos são mais vulneráveis à falta de água ou desidratação. Se você não bebe água suficiente regularmente, aumenta o risco de formar pedras nos rins e infecções do trato urinário, como a cistite.
O corpo humano pode ficar semanas sem comida, mas apenas alguns dias sem água. O corpo é composto de 55–75 % água. Ela constitui a base do sangue, da linfa, dos sucos digestivos, da urina e do suor, e está contida em diversos órgãos, nos ossos, na gordura e na massa muscular. A quantidade necessária diariamente depende de nosso metabolismo, do clima, do tipo de alimentação, do tipo de trabalho e dos níveis de atividade física.
Alguns fatos sobre água:
- o percentual de água corporal é maior nos homens do que nas mulheres e vai caindo em ambos com a idade.
- adultos perdem em média de 2,5 a 3 litros de água por dia, e esta perda de água pode ser maior no clima quente e com o exercício físico intenso e prolongado.
- pessoas idosas perdem cerca de dois litros por dia.
- numa viagem de avião pode-se perder cerca de 1,5 litros de água durante um voo de apenas três horas, devido à condição de baixa umidade do ar.
- a água consumida pelo corpo precisa ser substituída diariamente, sendo que os alimentos fornecem cerca de um litro de água e o restante deve provir de bebidas.
Água é necessária para:
- manter a saúde e a integridade de cada célula no corpo.
- manter a circulação sanguínea fluida para o sangue passar através de vasos sanguíneos e capilares.
- ajudar a eliminar os subprodutos do metabolismo do corpo e o excesso de eletrólitos, como o sódio, o cloro e a ureia.
- regular a temperatura do corpo através da transpiração.
- manter as membranas mucosas úmidas, como a dos pulmões, do nariz e da boca.
- produzir lágrimas, mantendo o olho lubrificado.
- ajudar a digestão, produzindo saliva e sucos gástricos.
- prevenir a constipação intestinal.
- reduzir o risco de cistite, mantendo a uretra e a bexiga livres de bactérias.
- lubrificar as articulações.
- funcionar como um hidratante para melhorar a aparência e a textura da pele.
- transportar nutrientes e oxigênio para as células, através da circulação sanguínea.
- melhorar o desempenho físico e mental.
Quando se deve aumentar a quantidade de água ingerida:
- a dieta contem muita proteína – a água ajuda a eliminar a ureia.
- a dieta contem muita fibra – o fluido ajuda a prevenir a constipação intestinal.
- em casos de vômito, diarreia e febre alta – os três desidratam.
- crianças têm uma necessidade grande de água, pois têm maior porcentagem de água corporal total que os adultos.
- pessoas fisicamente ativas
- pessoas expostas a condições de calor alto e baixa umidade do ar.
Retenção hídrica
Muitos acreditam que tomar água causa retenção de líquidos. Na verdade, o oposto é verdadeiro. A água ajuda o corpo a livrar-se do excesso de sódio, o que resulta em redução da retenção de líquidos. O corpo irá reter líquido se houver pouca água nas células (água intracelular). Se o corpo recebe água suficiente de forma regular, não haverá nenhuma necessidade para guardar água, e isso vai reduzir a retenção hídrica. Além do mais, a água em quantidade suficiente agiliza o trabalho dos rins.
Quanto consumir?
As recomendações de consumo de água vão de 2,5 – 3,7 litros por dia para homens adultos e 2,0 – 2,7 litros para mulheres adultas, dependendo de inúmeros fatores, como temperatura ambiente, grau de atividade física, constituição corporal, peso, idade. De modo geral, pode se usar a regra de 35 ml de água por quilo de peso corporal. Assim, uma pessoa com 70 kg precisa de no mínimo 2,4 litros de água.
O melhor parâmetro para saber se você está ingerindo água suficiente é a cor da urina, que deve ser um amarelo bem claro, quase incolor. Quando a urina está com uma cor forte, significa que ela está concentrada, ou seja, está faltando água para diluir os compostos que eliminamos na urina.
Bebidas que desidratam
Bebidas que contem cafeína, como café, chás e refrigerantes tipo cola, podem ter um efeito desidratante se consumidas em grande quantidade porque a cafeína tem ação diurética, ou seja, faz o corpo eliminar água. Porém tomar café ou chá em quantidades normais, de 2 a 3 xícaras por dia, contribui na hidratação, pois são bebidas com alto teor de água.
Bebidas alcoólicas também têm ação desidratante. O álcool age como diurético, aumentando a excreção de urina, e eleva a temperatura corporal, promovendo uma transpiração mais intensa, o que faz aumentar a desidratação.
Estudo interessante
Para quantidades iguais de água e cerveja ingeridas, o organismo elimina mais água quando se bebe cerveja. Um estudo (publicado no livro de Jean-Jacques De Blauwe, La bière, un atout pour la santé, 2002) foi feito com indivíduos em jejum, e mostrou que os que haviam bebido 1 litro de cerveja excretaram 1,012 litros de urina enquanto que os que tinham bebido 1 litro de água apenas excretaram 385 ml. Esta diurese provocada pela cerveja é acompanhada de uma eliminação de sódio superior à que se dá com a água. Isto pode ser pela presença de compostos fenólicos na cerveja e também pelo bloqueio do hormônio antidiurético.

A importância dos alimentos saudáveis

A importância dos alimentos saudáveis

A alimentação é vital para o bom funcionamento do organismo e para uma vida saudável. Além de a alimentação ser uma necessidade básica dos seres vivos, ela auxilia na prevenção de algumas doenças, embora o excesso de certos tipos alimentos possa afetar negativamente a saúde. Na época em que vivemos as pessoas precisam ter a consciência de que é necessário saber se alimentar bem para levar uma vida saudável. Muitas pessoas insistem na importância da alimentação porque é importantíssimo para a saúde, embora alguns pensem que é caretice esse assunto. O importante é saber o que comer e a quantidade necessária para a nossa sobrevivência; os seres humanos devem comer para viver e não viver para comer. Na correria do dia a dia das pessoas, muitas vezes as refeições são feitas com pressa, na maioria das vezes as pessoas nem mastigam direito a comida, ou optam por alimentos que são mais práticos como as comidas congeladas, que muitas vezes não fazem bem a saúde. O ideal é começar a praticar a boa alimentação desde pequenos, assim as crianças se acostumam desde cedo com o sabor dos alimentos, mas alimentos saudáveis que proporcionem os nutrientes necessários para o organismo. A alimentação correta pode previnir até epidemias de gripe.
A alimentação equilibrada presa sempre o respeito em relação às proporções. De um modo geral as frutas, as hortaliças e os vegetais devem representar 40% dos alimentos que ingerimos. Os amidos como batatas, arroz, leguminosas e pães também são fontes importantíssimas para o bom funcionamento do organismo. O iogurte, leite e queijo de ser consumido em porções razoáveis. Os alimentos embutidos como presunto, mortadela e salame devem ser consumidos com moderação e muito de vez em quando. As carnes devem ser ingeridas em quantidades moderadas, pois em grande quantidade pode não fazer bem para a saúde. As gorduras saturadas presentes em bolachas recheadas também devem ser consumidas em pequenas porções para evitar problemas cardiovasculares. Coma apenas alimentos saudáveis!

Mitos e verdades do chocolate

Mitos e verdades do chocolate

O que há no chocolate que deixam as pessoas com tanto desejo de comer mais e mais? Será que o chocolate vicia mesmo? Vamos ver os fatos científicos por trás dos mitos. Dizem por ai que o chocolate é afrodisíaco e vicia, e possui uma capacidade incomum de interagir com o cérebro. Estudos afirmam que o chocolate estimula a produção de feniletilamina, substancia que tem se associado ao sentimento da paixão, o chocolate contem nutrientes que são essenciais para a energia e bom humor. Outras pessoas acham que o chocolate causa acne, mas a pesquisa recente demonstrou que o consumo de chocolate não esta relacionado ao desenvolvimento de acne. Já tem quem diga que ele causa carie, mas todos os alimentos que contem carboidratos podem contribuir para a formação de carie, e pesquisas mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar e reduzir a desmineralização, ele também é rico em proteína, cálcio, fosfáto, e outros minerais e ainda protetores de esmalte dentário. Ele pode sim causar cavidades nos dentes, mas não são tão perigosos quanto os demais açucares contido em outros alimentos. Os que se preocupam com a estética afirmam que o chocolate engorda e não contem nutrientes, esses que pensam dessa maneira estão enganados, o chocolate contem mais de trezentas sustâncias químicas diferentes e vários nutrientes que o corpo humano necessita. Pesquisadores mostraram que a gordura presente.